ANÁLISE DOS MÉTODOS DE PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA FAMILIAR

Jessica Morales Giusti, Márcio Luiz Borinelli

Resumo


Este artigo trata de um estudo de caso de uma indústria metalúrgica familiar que tem apresentando contínuos resultados negativos e, sabendo que a precificação de produtos é um elemento chave para se obter lucro, procurou-se responder à seguinte questão de pesquisa: a sequência de resultados negativos apresentado pela empresa está relacionada com a forma como é realizada a precificação dos produtos vendidos? Portanto, o objetivo deste estudo foi comparar a metodologia de precificação de produtos utilizada por esta indústria com a abordagem de formação de preços baseada em custos, em especial o custeio variável, para tentar compreender se há uma relação entre a possível diferença entre estas metodologias e a justificativa para a sequência de resultados negativos da entidade. Este estudo justifica-se frente à importância de se utilizar um método de precificação que fundamente as tomadas de decisão por parte dos gestores e que alavanque a competitividade da empresa no mercado. A partir de análises documentais e entrevistas foi possível levantar dados e fazer um comparativo entre o modo como a empresa precifica seus produtos com o método de custeio variável, concluindo que o preço praticado pela organização é realmente insuficiente para cobrir os seus custos e despesas, e que, portanto, a metodologia utilizada pela empresa influencia nos resultados negativos da empresa.

Palavras-chave


Custeio Variável, Formação de preço de venda; Indústria Metalúrgica

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ISSN 2358-856X

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