CRISE ECONÔMICA: QUAIS AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS QUE RECEBERAM O PRÊMIO DESTAQUE EMPRESARIAL EM TANGARÁ DA SERRA – MT ?

Autores

  • Roberto Weber da Silva UNEMAT
  • Cleci Grzebieluckas UNEMAT
  • Josiane Silva Costa dos Santos UNEMAT
  • Leandro José de Oliveira UNEMAT
  • Raimundo Cunha França UNEMAT

Palavras-chave:

Crises econômicas mundiais. Gestão estratégica. Gestão de crise.

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar quais as estratégias adotadas pelas empresas de Tangará da Serra – MT, para gerenciar a crise econômica vivida no país nos anos de 2015/2016. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa. A amostra compreende 117 segmentos que no ano de 2015 receberam o Prêmio Destaque Empresarial. O instrumento de coleta foi questionário com perguntas abertas e fechadas entregues aos gestores das empresas. A pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2016. As principais estratégias que possibilitaram as entidades superar o momento de crise com diferencial no mercado foram: usar recursos próprios, contingenciamento de despesas administrativas, redução dos custos com marketing e demissões, incentivo a qualificação, aumento do mix de produtos/serviços ofertados, redução dos preços e retração de alguns investimentos, porém não impediu a maioria de alcançar o equilíbrio.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

da Silva, R. W., Grzebieluckas, C., dos Santos, J. S. C., de Oliveira, L. J., & França, R. C. (2017). CRISE ECONÔMICA: QUAIS AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS QUE RECEBERAM O PRÊMIO DESTAQUE EMPRESARIAL EM TANGARÁ DA SERRA – MT ?. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4348

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões