CRISE ECONÔMICA: QUAIS AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELAS EMPRESAS QUE RECEBERAM O PRÊMIO DESTAQUE EMPRESARIAL EM TANGARÁ DA SERRA – MT ?

Roberto Weber da Silva, Cleci Grzebieluckas, Josiane Silva Costa dos Santos, Leandro José de Oliveira, Raimundo Cunha França

Resumo


O estudo teve como objetivo identificar quais as estratégias adotadas pelas empresas de Tangará da Serra – MT, para gerenciar a crise econômica vivida no país nos anos de 2015/2016. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa. A amostra compreende 117 segmentos que no ano de 2015 receberam o Prêmio Destaque Empresarial. O instrumento de coleta foi questionário com perguntas abertas e fechadas entregues aos gestores das empresas. A pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2016. As principais estratégias que possibilitaram as entidades superar o momento de crise com diferencial no mercado foram: usar recursos próprios, contingenciamento de despesas administrativas, redução dos custos com marketing e demissões, incentivo a qualificação, aumento do mix de produtos/serviços ofertados, redução dos preços e retração de alguns investimentos, porém não impediu a maioria de alcançar o equilíbrio.

Palavras-chave


Crises econômicas mundiais. Gestão estratégica. Gestão de crise.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235