FORMAÇÃO DO PREÇO ALINHADO À MIX DE PRODUTOS: O CASO DA ARTE REBORN

Carlos Roberto Vallim, Lorena Tonussi Lima, Maria da Penha Broedel Lopes Vallim, Gabriel Guimarães Tannuri Fiorio

Resumo


A presente pesquisa relata um estudo de caso sobre mix de produtos e formação do preço de venda em uma empresa da arte reborn, técnica de produzir brinquedos e bonecas que se assemelham com bebês de verdade. Busca responder questões que se relacionam com as contribuições da aplicação conjunta de mix de produtos e formação do preço de venda como ferramenta de decisão. O objetivo geral foi aplicar o mix de produtos com base no custeio variável e alinhado à formação do preço de venda em uma microempresa, e especificamente unir a formação de preço e mix para avaliar possíveis contribuições ao processo de tomada de decisão. A metodologia utilizada, com relação aos fins foi exploratória e descritiva, e aos meios um estudo de caso com pesquisa de campo, análise documental por meio dos relatórios internos e controles da empresa e abordagem quali-quanti. Os resultados encontrados mostram que é possível utilizar o modelo conjunto de mix e preço em empresas, e que aprofundando testes nas relações de custo, volume, lucro, e preço de venda foi possível gerar informações relevantes e tempestivas para que o gestor possa decidir com risco menor e maior assertiva. Nesse sentido, se considera, que o problema de pesquisa foi respondido de forma adequada e o objetivo do estudo alcançado por meio dos resultados descritos em quadros e tabelas no texto.

Palavras-chave


Preço de venda. Custeio variável. Margem de contribuição. Mark-up

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ISSN 2358-856X

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