GERENCIAMENTO DE RESULTADOS POR MEIO DE ATIVIDADES OPERACIONAIS: UM ESTUDO COM EMPRESAS DE PAÍSES INTEGRANTES DO MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL)

Autores

  • Débora Gomes Machado FURG
  • Marcos Antonio de Souza Unisinos
  • Gabrielito Rauter Menezes FURG

Palavras-chave:

Gerenciamento de Resultados. Atividades Operacionais. MERCOSUL.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento do gerenciamento de resultados, por meio de atividades operacionais, considerando as despesas com vendas, gerais e administrativas e o nível de produção, em empresas de países integrantes do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). A pesquisa se desenvolveu por meio do raciocínio dedutivo, de forma descritiva, documental e quantitativa. O período de pesquisa compreende os anos de 2013 a 2015. Os países selecionados foram os integrantes do MERCOSUL, que continham informações cadastradas na base de dados contábeis Thomson One Baker (2016), totalizando 243 empresas da Argentina, Brasil e Venezuela. Os resultados do estudo indicaram que houve gerenciamento de resultados por manipulação de atividades operacionais, especificamente, despesas com vendas, gerais e administrativas e por manejo nos níveis de produção, para as empresas argentinas, brasileiras e venezuelanas analisadas, com intuito de aumentar e reduzir os resultados. Estes resultados confirmam os de estudos anteriores.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Machado, D. G., de Souza, M. A., & Menezes, G. R. (2017). GERENCIAMENTO DE RESULTADOS POR MEIO DE ATIVIDADES OPERACIONAIS: UM ESTUDO COM EMPRESAS DE PAÍSES INTEGRANTES DO MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4360

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões