GESTÃO DE CUSTOS E MENSURAÇÃO DE RESULTADO EM ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS: ESTUDO DO ISOMORFISMO E PROPOSIÇÃO DO CUSTO PARA SERVIR.

Simone ZUCONELLI BONEMBERGER, Dione Olesczuk Soutes

Resumo


As organizações contábeis representam um ramo de atividade importante no contexto nacional, pela crescente demanda de serviços especializados requeridos pelos empresários por exigências do Fisco, e pelo volume e significância de informações que geram à sociedade e às empresas clientes. Porém, o que se observa nestas organizações, de acordo com análise de estudos anteriores, é que os empresários contábeis mesmo sendo conhecedores das ferramentas e práticas gerenciais não aplicam essas na administração de seus próprios negócios. Este estudo objetivou entender como e porque isso ocorre, e estabeleceu as seguintes questões de pesquisa: como os tipos de isomorfismo impulsionam a utilização de práticas de gestão de custos e mensuração de resultados nas organizações contábeis? E como as práticas de gestão de custos e mensuração de resultados utilizadas nas organizações contábeis possibilitam a aplicação do método Custo para Servir? A pesquisa classifica-se como exploratória e utilizou o procedimento de estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de triangulação de dados, com entrevistas em profundidade, análise documental e observação direta. Foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturado com base nas variáveis identificadas na revisão da literatura e aplicado aos gestores principais de seis organizações contábeis selecionadas para o estudo. Buscou-se nesta pesquisa pela identificação de práticas usuais de gestão de custos e mensuração de resultados e, também, dos fatores que impulsionam tais práticas nas organizações contábeis, propor a utilização do método Custo para Servir para identificação do custo de atendimento e rentabilidade por cliente.

Palavras-chave


Teoria Institucional. Organizações Contábeis. Custo para Servir.

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ISSN 2358-856X

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