GESTÃO DO CUSTO ALVO APLICADA A INSTITUIÇÕES DE ENSINO: COMO A CONTABILIDADE DE CUSTOS PODE CONTRIBUIR PARA A GESTÃO DE ENTIDADES DE PEQUENO E MÉDIO PORTE?

Autores

  • Elen Nara Carpim Besteiro USP
  • Caio Ponara Russo USP
  • Márcio Luiz Borinelli USP
  • Robisom Damasceno Calado UFF - Eng Produção
  • Vanessa Aguiar Vieira UFF

Palavras-chave:

Contabilidade de custos, custo alvo, gerenciamento de resultado.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar como a Gestão do Custo Alvo pode contribuir para o planejamento de lucro e controle de custos para entidades de pequeno e médio porte. Analisar como esse processo de gestão pode ajudar as instituições educacionais no planejamento e controle do negócio. A pesquisa foi descritiva, realizada por meio de um estudo de caso. Os resultados evidenciaram que a aplicação do Custeio Alvo no setor educacional mune os gestores das instituições de informações para tomada de decisão, visto que as pequenas e médias empresas sofrem da falta de informações gerenciais. Adicionalmente, a aplicação do custeio alvo trouxe como contribuição que especificamente as instituições que conhecem a origem de seus recursos, que conhecem as características do processo podem utilizar desse processo para fazer alterações, para que se obtenham economias significativas de custos e garantia da margem objetivada.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Besteiro, E. N. C., Russo, C. P., Borinelli, M. L., Calado, R. D., & Vieira, V. A. (2017). GESTÃO DO CUSTO ALVO APLICADA A INSTITUIÇÕES DE ENSINO: COMO A CONTABILIDADE DE CUSTOS PODE CONTRIBUIR PARA A GESTÃO DE ENTIDADES DE PEQUENO E MÉDIO PORTE?. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4364

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões