INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL E PRÁTICAS ORÇAMENTÁRIAS NA ESTRATÉGIA DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Marcia Zanievicz Silva, Juliana Constâncio Nascimento, Cleyson Marcos

Resumo


O objetivo dessa pesquisa foi analisar a relação da cultura organizacional e práticas orçamentárias com a estratégia de empresas brasileiras. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, por meio de uma survey com respondentes localizados no linkedin nos cargos de controller, gerente financeiro, gerente de custos e gerente administrativo. A análise foi realizada por meio do teste estatístico de correlação de Spearman. Diante dos resultados, a classificação dos respondentes na estratégia genérica de Porter (1991) se concentrou na estratégia de liderança em preço (custos). Foi possível identificar uma relação entre algumas das dimensões culturais e as práticas orçamentárias com as estratégias de liderança em preço (custos) e de diferenciação. Com isso, as empresas classificadas nessa pesquisa baseiam suas atividades voltadas em manter a sua eficiência operacional, o que relaciona essa prática à sua estratégia.

Palavras-chave


Cultura Organizacional, Práticas orçamentárias, Estratégia.

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ISSN 2358-856X

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