INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL E PRÁTICAS ORÇAMENTÁRIAS NA ESTRATÉGIA DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Carlos Eduardo Facin Lavarda UFSC
  • Marcia Zanievicz Silva FURB
  • Juliana Constâncio Nascimento FURB
  • Cleyson Marcos FURB

Palavras-chave:

Cultura Organizacional, Práticas orçamentárias, Estratégia.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar a relação da cultura organizacional e práticas orçamentárias com a estratégia de empresas brasileiras. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, por meio de uma survey com respondentes localizados no linkedin nos cargos de controller, gerente financeiro, gerente de custos e gerente administrativo. A análise foi realizada por meio do teste estatístico de correlação de Spearman. Diante dos resultados, a classificação dos respondentes na estratégia genérica de Porter (1991) se concentrou na estratégia de liderança em preço (custos). Foi possível identificar uma relação entre algumas das dimensões culturais e as práticas orçamentárias com as estratégias de liderança em preço (custos) e de diferenciação. Com isso, as empresas classificadas nessa pesquisa baseiam suas atividades voltadas em manter a sua eficiência operacional, o que relaciona essa prática à sua estratégia.

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Publicado

2017-11-14

Como Citar

Lavarda, C. E. F., Silva, M. Z., Nascimento, J. C., & Marcos, C. (2017). INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL E PRÁTICAS ORÇAMENTÁRIAS NA ESTRATÉGIA DE EMPRESAS BRASILEIRAS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4368

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões