INFLUÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO CUSTO TOTAL NA TOMADA DE DECISÃO DE AQUISIÇÃO DE AUTOMÓVEIS

Lana de Abreu Batista Silva, Júlio Orestes da Silva

Resumo


O mercado automobilístico brasileiro é um dos mais aquecidos do mundo, o que gera um mercado ativo e permite discutir o aperfeiçoamento de técnicas para tomada de decisão do consumidor em um ambiente repleto de opções de aquisição. Assim, o objetivo da pesquisa foi verificar a influência da informação de Custo Total para o Consumidor (CTC) na decisão de aquisição de automóveis. Para o desenvolvimento do trabalho foi construído um experimento no qual, foi estimado o CTC de quatro veículos para uma vida útil estimada em 5 anos. A amostra final contou com 330 estudantes, formando dois grupos: controle (sem a informação de CTC) e experimental (com a informação de CTC). Para a análise de dados foi utilizada a regressão logística multinomial. A análise experimental permitiu identificar que o indivíduo que tem a informação de CTC tende a fazer uma escolha distinta do que não tem. No grupo de controle identificou-se que o consumidor, coloca como artefato preponderante para escolha o custo/benefício atribuído por ele ao automóvel, o que é específico para cada indivíduo que realiza a decisão. Conclui-se que, quando o indivíduo possui a informação de CTC, ele tende a optar pela opção de menor valor final. Visto que, a escolha pelo modelo Gol feita no grupo experimental é menor se comparado ao grupo de controle. Enquanto o modelo Ônix domina as escolhas no grupo experimental, o que não ocorre no grupo de controle.

Palavras-chave


Automóveis. Custo Total para o Consumidor. Experimento. Regressão Logística Multinomial. Tomada de Decisão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235