MIX DE PRODUTOS COMO INSTRUMENTO DECISÓRIO: TERCEIRIZAR OU NÃO TERCEIRIZAR AS ATIVIDADES E PRODUTOS DE ALIMENTAÇÃO DE UM RESTAURANTE

Carlos Roberto Vallim, Jacirene Damasceno Cardoso, Maria da Penha Broedel Lopes Vallim, Martha Cardoso Valentin de Sá

Resumo


O objetivo principal da pesquisa foi utilizar o custeio variável de mix de produtos em um restaurante, identificar as contribuições e por método comparativo decidir qual a melhor opção: terceirizar ou não terceirizar as atividades e produtos de alimentação de um restaurante. A metodologia utilizada foi um estudo de caso quali-quanti com pesquisa de campo, dados coletados através dos relatórios de controle interno da empresa, acompanhamento dos processos internos, e entrevistas não estruturadas com proprietários, terceirizados e colaboradores. O mix de produtos com seu conjunto de análise foi aplicado em um restaurante, em específico na atividade de alimentação para comparar e identificar qual a melhor opção: terceirizar ou não terceirizar às atividades de alimentação do restaurante. Os achados da pesquisa contribuíram para que os proprietários da empresa pudessem conhecer, praticar, analisar, utilizar as informações de gestão de custos, e identificar a melhor sobre terceirização. Neste sentido, se conclui que a aplicação e análise de mix de produtos proporcionou avanços no planejamento, controle e gestão de custos da empresa pesquisada; e serviu para auxiliar os proprietários no processo decisório ao permitir identificar que a melhor opção para a forma de gestão do restaurante foi a terceirização das atividades de alimentação, pois na maioria dos indicadores analisados os resultados foram superiores. Portanto, o problema de pesquisa foi respondido de forma adequada e o objetivo alcançado por meio dos resultados descritos nas diversas tabelas no texto.

Palavras-chave


Mix de produtos. Custeio variável. Terceirização.

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ISSN 2358-856X

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