UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO A RESPEITO DO USO DOS CUSTOS COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO, CONTROLE E APOIO A DECISÕES, NO CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS

Francieide Serafim De Almeida, Thaiseany de Freitas Rêgo, Alexsandro Gonçalves da Silva Prado

Resumo


O presente artigo se propôs a mapear as características das contribuições científicas do Congresso Brasileiro de Custos (CBC), para a temática “Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões”. Para tanto, fez uso da análise bibliométrica e dos aspectos metodológicos adotados nos estudos publicados de 2011 a 2015, o que resultou em uma amostra com 363 artigos científicos. Dentre os pontos abordados, destaca-se o levantamento dos métodos, abordagens metodológicas, estratégias de pesquisa, recorte temporal, tipo de dado, técnica de coleta, objeto de análise (população e amostra) e tipo de avaliação, bem como a construção de redes de cooperação entre autores e instituições. Com a coleta de dados, observa-se que predomina estudos que adotam o método estatístico (25,62%), se utilizam da abordagem empírica (50,68%) e da estratégia descritiva (31,94%). No que concerne ao recorte temporal, prevalece o transversal (78,79%) e o uso de dados de origem primária (87,41%). Quanto às técnicas de coleta sobressai o uso do checklist (32,51%), contata-se também que os autores preferem fazer uso do levantamento populacional (63,36%) e da análise qualitativa (66,12%). No que concerne às redes de autores, observa-se que a autora ORO se destaca por estabelecer laços de pesquisa com outros 10 (dez) autores. Já quanto às redes de cooperação institucionais, constata-se que a FURB estabelece laços com outras 12 (doze) IES, o que se justifica pelo número de programas de pós-graduação e volatilidade de discentes advindos de outras instituições.

Palavras-chave


Bibliometria. Custos como ferramenta de planejamento. Custos como ferramenta de controle. Custo como ferramenta de apoio à decisão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235