APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CUSTOS

Ariel Behr, Ângela Rozane Leal de Souza, Camila de Oliveira, Jessica dos Santos Crestani, Giovana Schiavi

Resumo


Este trabalho tem como finalidade apresentar as atividades de avaliação de uma disciplina introdutória de contabilidade de custos, ministrada e aprimorada ao longo de doze semestres letivos, no período de 2011 a 2016, em duas universidades federais do Rio Grande do Sul. Essa disciplina foi aprimorada considerando a Teoria Pedagógica relativa à Aprendizagem Significativa, de modo a implementar a construção de estratégias de ensino. Assim, espera-se evidenciar como a organização da disciplina, baseada na metodologia de aprendizagem significativa, influencia no aprendizado dos alunos. Para isso, foi identificado no plano de ensino os principais conteúdos, as metodologias de aprendizado mais utilizadas e os critérios de avaliação dos professores. Ademais, também se analisou, em profundidade, os trabalhos práticos desenvolvidos ao longo desses anos, o qual está fundamentado no conteúdo abordado com aplicação no contexto organizacional. Assim, estas avaliações foram objeto de estudo neste artigo, a fim de caracterizar a entrega dos alunos e evidenciar a percepção destes quanto aos conhecimentos adquiridos, além da experiência de aplicação dos conteúdos na prática. Essas investigações tomam importância para uma série de reflexões sobre o ensino contábil, a formação profissional e a necessidade de se desenvolver estratégias de ensino coerentes com as demandas de mercado.

Palavras-chave


Aprendizagem Significativa. Ensino de Contabilidade de Custos. Estratégias de ensino. Avaliação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235