CONHECIMENTO RELEVANTE DA FORMAÇÃO DO CONTADOR DO SÉCULO XXI

Mariano Yoshitake, Dionisio G Carmo-Neto, João Eduardo Prudêncio Tinoco, Marinette Santa Fraga, Paulo Cesar Bontempo, Rui Américo Mathiasi Horta

Resumo


Este ensaio reflete sobre alguns aspectos chave do conhecimento relevante necessário à uma sólida e confortável formação do Contador do Século XXI. Para isso, procurou-se respostas a duas questões essenciais que orientassem o estudo: (1) em suas origens, a Contabilidade ainda trata de um conhecimento classificável como trivium ou quatrivium no Século XXI? — A resposta foi buscada no conhecimento das artes liberais Trivium e Quadrivium da Idade Média. Mostrou-se ai que a Contabilidade surgiu nessa época, neste contexto, com tal ambiente, valores, preocupações e influências; e (2) Como a Contabilidade produz conhecimento? Percebeu-se que, de fato, pelo seu objeto ela se relaciona com a produção do conhecimento em geral e que isso tem implicações em áreas, como a sociedade, a política, a atividade econômica, as empresas, a geografia e a demografia, para dizer o mínimo. Todas elas se baseiam nos conhecimentos produzidos pela contabilidade.

Palavras-chave


Trivium. Quatrivium. Conhecimento relevante. Contador

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