MOTIVAÇÕES E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES EM CONTABILIDADE DE CUSTOS E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ACADÊMICO

Autores

  • Maria Angélica SILVA COSTA UEM
  • Beatriz Negrelli da Silva UEM
  • Katia Abbas UEM

Palavras-chave:

Motivação e Estratégia de Aprendizagem. Desempenho Acadêmico. Contabilidade de Custos.

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar quais são os fatores motivacionais e as estratégias de aprendizagem dos discentes na disciplina de Contabilidade de Custos e se estes fatores influenciam o desempenho acadêmico, haja vista que tal disciplina apresenta um alto índice de reprovação, e que pesquisas apontam que as motivações e estratégias de aprendizagem estão relacionadas ao desempenho acadêmico. Para atender o objetivo proposto, aplicou-se o questionário Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ) e posteriormente, técnicas de análise de Equações Estruturais, configurando-se a pesquisa como descritiva, de levantamento, com uma abordagem quantitativa. O estudo utilizou-se da Teoria de Atribuição Causal, cujo foco é o aprendizado na motivação, atribuindo alguma causa para o “sucesso” ou “fracasso” do aluno, e da Teoria do Processamento de Informação que evidencia a relevância de estratégias de aprendizagem para o desempenho acadêmico. Os achados deste estudo evidenciaram que os alunos, em média, têm uma maior motivação intrínseca, que a estratégia mais utilizada foi a “Busca por Ajuda” e a menos utilizam foi o “Tempo e Ambiente de Estudo”, que por sua vez, foi uma das variáveis que influenciou o desempenho acadêmico, tendo além desta, a estratégia de “Autorregulação Metacognitiva”. Em relação aos fatores motivacionais, nenhum apresentou influência significativa no desempenho. Contudo, confirmou-se a influência das motivações no uso de estratégias, podendo-se considerar que há uma relação indireta da motivação com o desempenho acadêmico, por meio das estratégias de aprendizagem utilizadas pelos discentes, resultado este que corrobora com a literatura e as teorias utilizadas neste trabalho.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

COSTA, M. A. S., da Silva, B. N., & Abbas, K. (2017). MOTIVAÇÕES E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES EM CONTABILIDADE DE CUSTOS E A INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ACADÊMICO. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4395

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos