PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS DE CASO DE ENSINO NA ÁREA DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO

Flávio Luiz Lara, Mônica Campos da Silva, Flaviano Costa, Ney Mussa Moraes

Resumo


Métodos ativos de ensino são importantes instrumentos de aprendizagem para formação pragmática e desenvolvimento do espírito experimental dos alunos. Nesse sentido o caso de ensino apresenta-se como um método demandado por professores de contabilidade e administração para atender essa necessidade. Este estudo tem por objetivo propor diretrizes para professores brasileiros de contabilidade e administração que desejem utilizar casos de ensino, a partir de um panorama da produção dos casos nacionais publicados entre 2013 e 2016. Foi realizada uma análise bibliométrica das publicações de casos de ensino a partir da consulta à base de pesquisa Spell (Scientific Periodicals Electronic Library). Foram encontrados 84 casos de ensino, sendo que mais da metade foram publicados em periódicos enquadrados em estratos B2 no sistema Qualis da CAPES. Constatou-se reduzido número de casos de ensino direcionados à área contábil. As disciplinas de gestão empresarial, gestão de pessoas e finanças foram as mais indicadas para utilização dos casos analisados e 49% dos casos são indicados para uso em turmas de graduação e pós-graduação. As análises evidenciaram para necessidade e oportunidade de elaboração de casos de ensino voltados para a problemática contábil.

Palavras-chave


Métodos ativos de ensino, Caso de ensino, Contabilidade, Administração.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235