TECNOLOGIA E O ENSINO DA CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA MODALIDADE EAD

Autores

  • Geison Calyo Varela de Melo UERN
  • Ítalo Carlos Soares do Nascimento UFC
  • Wênyka Preston Leite Batista da Costa UERN
  • Sergio Luiz Pedrosa Silva UERN
  • Paula Preston Queiroz Leite Batista
  • Maria Naiula Monteiro Pessoa UFC

Palavras-chave:

Ensino Superior. Educação à Distância. Contabilidade.

Resumo

Levando em consideração os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas em meio ao processo de globalização, o ser humano passa a ser o personagem principal desse processo na busca de satisfazer suas próprias necessidades. Destarte, a presente pesquisa está voltada aos avanços ocorridos na educação brasileira, com ênfase no ensino EaD, tendo como principal objetivo verificar de que forma o ensino à distância auxilia no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Ciências Contábeis no município de Mossoró/RN. Em relação aos aspectos metodológicos, a pesquisa possui caráter descritivo e natureza quantitativa, utilizando técnicas da estatística descritiva e da análise fatorial, por meio do procedimento técnico survey. O instrumento de pesquisa foi caracterizado por um questionário com perguntas fechadas, aplicado a um total de 42 discentes. Como resultados, foram identificadas as principais dificuldades encontradas na modalidade de ensino EaD, dentre as quais destacam-se a ausência de um professor em sala de aula e uma maior dedicação por parte do aluno. Além disso, os resultados demonstraram que, de forma geral, os discentes encontram-se satisfeitos com os recursos didáticos/metodológicos e que os tutores/professores (profissionais mediadores no processo de ensino-aprendizagem) têm proporcionado uma formação eficaz e de qualidade. Já em relação ao ensino superior no Brasil e o ensino EaD, constatou-se avanços significativos no ensino superior do país, com um aumento considerável do número de IES e vagas e um maior reconhecimento da educação EaD como modalidade de ensino.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

de Melo, G. C. V., do Nascimento, Ítalo C. S., da Costa, W. P. L. B., Silva, S. L. P., Batista, P. P. Q. L., & Pessoa, M. N. M. (2017). TECNOLOGIA E O ENSINO DA CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA MODALIDADE EAD. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4398

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos