DESEMPENHO DO SETOR DE FRANQUIAS NO BRASIL

Lizandra Ferreira Silva, Patricia Lacerda Carvalho, Maria Natalice Francelino da silva, deborah chaussê de freitas, Aldo Leonardo Cunha Callado

Resumo


O sistema de franchising encontra-se bastante desenvolvido em diversos países, inclusive no Brasil, sendo responsável por uma parcela substancial do PIB brasileiro. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o desempenho do Setor de Franquias no Brasil com base em aspectos financeiros. Os dados foram coletados através da ABF (Associação Brasileira de Franchising) abordando aspectos associados ao perfil das franquias, segmentos, quantidade, faturamento, investimento e tempo de retorno (payback). Para tanto, realizou-se uma verificação descritiva e quantitativa. Na descritiva observou-se que, no universo de 196 franquias utilizadas na pesquisa, os seguimentos “serviços educacionais”, “alimentação”, “saúde, beleza e bem-estar”, e “moda” constituíram os mais representativos dentre os onze pesquisados, correspondendo a aproximadamente 76% do universo. A região sudeste liderou com mais de 70% das sedes de franquias. Em relação ao faturamento, foi observado que no período de 2010 a 2016, esta atividade apresentou um desempenho crescente e contínuo. Quanto à análise quantitativa, a fim de avaliar se o faturamento médio conseguia ser explicado pelo investimento e payback médios foi elaborado um modelo de regressão múltipla com as referidas variáveis. Os resultados da pesquisa indicaram que o valor do investimento, do payback e do faturamento não crescem nas mesmas proporções, porém pode-se perceber que o comportamento do investimento explica o faturamento, diferentemente da variável payback que não se mostrou significativa, ou seja, não possui capacidade explicativa sobre o faturamento. Com a pesquisa foi possível obter uma maior compreensão sobre as nuances desta atividade no Brasil.

Palavras-chave


Análise De Investimento. Setor De Franquias. Contexto Brasileiro.

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ISSN 2358-856X

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