EVIDENCIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS NAS EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA CLASSIFICADAS NO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE)

Autores

  • Fabíola Graciele Besen UNIOESTE
  • Kelly De Oliveira Gouveia UNIOESTE
  • Valdir Serafim Jr Unioeste
  • Marcos ANDRADE UNIOESTE
  • Ricardo Santana de Almeida UNIOESTE

Palavras-chave:

Custos, evidenciação contábil, sustentabilidade.

Resumo

O objetivo geral será verificar se as empresas de energia elétrica classificadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA) evidenciam suas informações referentes aos custos ambientais de acordo com a norma NBA T 15 (Normas Brasileiras de Contabilidade) e da norma NPA 11 do IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) no ano de 2016. A pesquisa se classifica como bibliográfica e descritiva quanto à tipologia, o método é dedutivo e a abordagem é quantitativa. Os dados foram extraídos do Balanço Social, Notas Explicativas e Relatórios de Administração de cada empresa do ano de 2016 e tabulados conforme a classificação das informações ambientais. A análise dos dados revelou que as empresas com ações na BM&FBOVESPA, integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE – evidenciam suas informações ambientais através do Balanço Social, dos Relatórios de Administração e também em Notas Explicativas. No universo de pesquisa considerado, o segmento de Energia Elétrica no período de 2016, identificou-se que o Balanço Social é utilizado pela maioria das empresas para divulgação de suas informações ambientais, 66% da amostra. O Relatório de Administração e as notas explicativas também trazem algumas informações de cunho ambiental das empresas analisadas.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

Besen, F. G., Gouveia, K. D. O., Jr, V. S., ANDRADE, M., & de Almeida, R. S. (2018). EVIDENCIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS NAS EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA CLASSIFICADAS NO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4436

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos