Análise do posicionamento estratégico e direcionadores de custos no setor hoteleiro da capital cearense.

Autores

  • Claudia Reis Barbalho UFC
  • Sandra Maria dos Santos UFC
  • Maria Naiula Monteiro Pessoa UFC
  • Marly Santos Martel Fasc
  • Augusto Cézar Aquino Cabral UFC

Palavras-chave:

Hotelaria

Resumo

O turismo, por sua capacidade de gerar emprego e renda em toda cadeia produtiva, constitui atividade de significativa relevância socioeconômica, envolvendo tanto a área pública como privada. No Ceará, segundo informações da Secretaria de Turismo (SETUR/Ce, 2011), a demanda turística via Fortaleza crescerá 11,9 %, se comparado ao mesmo período do ano anterior. A renda gerada estimada será de R$ 971,3 milhões, superando em 17,8% as expectativas em relação ao registro de julho de 2010. Diante deste contexto, torna-se relevante compreender, em uma perspectiva estratégica, como se dá a gestão de custos nesse setor. Nesta pesquisa, busca-se, especificamente, identificar o posicionamento estratégico e os direcionadores de custos utilizados pelos hotéis da capital cearense na tomada de decisões. A pesquisa é de natureza descritiva e quantitativa, tendo sido realizada mediante um estudo de campo junto aos hotéis de Fortaleza. O estudo revelou que as estratégias utilizadas pelos hotéis são a diferenciação combinada com o enfoque, e o critério utilizado para os direcionadores de custos são o número de horas de trabalho e o número de atendimentos, sendo tais informações utilizadas para fins gerenciais e estratégicos. Observou-se que não predomina o baixo custo no mercado de hotéis da cidade, diferentemente dos resultados encontrados por Dieng (2005) para a região metropolitana de Recife, em que predominou a diferenciação combinada com baixo custo. As informações quanto à cadeia de valor estão relacionadas a fornecedores, tipos de cliente e custos operacionais, sendo estes referentes à cadeia interna de valores, representando aspectos de custos estratégicos.

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Como Citar

Barbalho, C. R., dos Santos, S. M., Pessoa, M. N. M., Martel, M. S., & Cabral, A. C. A. Análise do posicionamento estratégico e direcionadores de custos no setor hoteleiro da capital cearense. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/444

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões