O QUE É INFORMAÇÃO CONTÁBIL? UMA CONTRIBUIÇÃO QUANTO À APLICABILIDADE DA TEORIA DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DA CONTABILIDADE GERENCIAL.

Autores

  • Carlos Simão Struckas Filho FEA/USP

Palavras-chave:

Informação contábil, Teoria da Informação, Contabilidade Gerencial

Resumo

Apesar de amplamente utilizada em diversos segmentos de pesquisa, como na Biologia e na Física, a Teoria da Informação ainda é vista de forma tímida nas Ciências Contábeis, sendo, por vezes, preterida pelos pesquisadores em virtude de outras teorias menos adequadas aos fenômenos que se deseja investigar. Neste trabalho, se desenvolve uma revisão crítica da literatura, na qual, se buscou identificar a literatura existente em que se utilizou da Teoria da Informação como perspectiva de análise de fenômenos do campo da contabilidade, sendo destacados nos trabalhos observados, corpus, seus objetivos, metodologias e principais contribuições. A análise do corpus permitiu identificar as categorias mais frequentes de abordagem da Teoria da Informação nas pesquisas contábeis e principais benefícios e limitações de cada abordagem, sendo elas: i. Análise do sistema de comunicação da informação contábil; ii. Mensuração da Informação Contábil; e, iii. Mensuração do conteúdo informacional dos relatórios contábeis. Se percebe no corpus, ainda, que a totalidade dos trabalhos se destina à investigação de fenômenos ligados a Contabilidade Financeira, razão pela qual se propôs, neste trabalho, a apresentação de adaptações destas metodologias para a aplicação da Teoria da Informação em questões relacionadas a Contabilidade Gerencial. Por fim, este trabalho contribui em ampliar o entendimento e o debate sobre a aplicabilidade da Teoria da Informação no âmbito da contabilidade, estimulando o desenvolvimento de novas pesquisas contendo novas abordagens de aplicação da Teoria da Informação ou que façam uso das abordagens aqui propostas.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

Filho, C. S. S. (2018). O QUE É INFORMAÇÃO CONTÁBIL? UMA CONTRIBUIÇÃO QUANTO À APLICABILIDADE DA TEORIA DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DA CONTABILIDADE GERENCIAL. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4461

Edição

Seção

Contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos