ADOÇANDO A VIDA DOS MICROEMPREENDEDORES: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PREÇOS UTILIZADO PELOS FABRICANTES DE BOMBONS EM VITÓRIA/ES

Gabriela Ribeiro Correa, Vagner Antônio Marques

Resumo


O presente estudo teve como objetivo, identificar e analisar o processo de formação de preços utilizados pelos microempreendedores fabricantes de doces da cidade de Vitória (ES). O estudo de natureza descritiva, do tipo survey, documental e com abordagem quali-quanti utilizou como estratégia de coleta de dados: (i) questionário estruturado (47), (ii) vídeos disponíveis no Youtube (30) e (iii) roteiro de entrevista semiestruturada (3). e foram analisados a partir da estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os microempreendedores não utilizam métodos de precificação específicos, baseando-se no mercado ou em cálculos arbitrários e sem fundamentação técnica ou científicas. Tal evidência sugere que existe uma necessidade de disseminação dos métodos de custeio para que se maximize o resultado destes microempreendedores, uma vez que os procedimentos utilizados para precificação identificados, podem resultar em subprecificação gerando prejuízo na operação ou perda de oportunidade de obtenção de renda adicional. Os resultados contribuem com os empreendedores do setor na medida em que sinaliza as perdas em potencial naqueles casos em que o preço praticado não cobre os custos de produção, impostos e margem desejada.

Palavras-chave


Microempreendedorismo; Gestão de Custos; formação de preços.

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ISSN 2358-856X

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