Avaliação da rentabilidade de segmentos de mercado em pequena empresa varejista: estudo de caso em loja de material de construção
Palavras-chave:
Empresa varejistaResumo
Discorre acerca da mensuração do desempenho em termos de rentabilidade dos segmentos de mercado e das diversas informações úteis que esse procedimento proporciona ao gestor de pequena loja de material de construção. Em termos de objetivo, a pesquisa pretendeu responder questão relativa a como demonstrar os impactos positivos dessa avaliação para o gestor desse tipo de empresa de pequeno porte. Em relação aos aspectos metodológicos, utilizou-se metodologia do tipo descritiva, no formato de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Quanto aos resultados, a pesquisa demonstrou que o conhecimento da rentabilidade dos segmentos de mercado abrangidos permitiu ao administrador do empreendimento a obtenção de diversas informações de cunho gerencial que não dispunha até aquela ocasião. Ou seja, permitiu ao gerente da empresa conhecer a rentabilidade de mercadorias, linhas de mercadorias comercializadas, setores da loja e tipos de clientes. Além disso, possibilitou comparar o desempenho entre vendas e margem de contribuição. Com isso, mostrou que o foco em “faturamento” é inadequado e que se deve priorizar o parâmetro “margem de contribuição” para avaliar quais segmentos são os mais interessantes para o empreendimento. Por último, concluiu-se que essa forma de avaliação pode e deve ser utilizada por gestores desse tipo de loja, inclusive as de pequeno porte, mesmo considerando as limitações mencionadas no texto.Downloads
Como Citar
Wernke, R., Felippe, M., Lembeck, M., & Mateus, S. M. Avaliação da rentabilidade de segmentos de mercado em pequena empresa varejista: estudo de caso em loja de material de construção. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/448
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões