ANÁLISE DO CUSTO DE OPORTUNIDADE NA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

Autores

  • Walison Reis UNB
  • Fábio Pereira Santos UNB
  • Diana Vaz de Lima unb

Palavras-chave:

Finanças Públicas, Eficiência, Custo de Oportunidade, Campanha de Vacinação.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o custo de oportunidade nas campanhas nacionais de vacinação com recursos públicos no Brasil. A pesquisa tem como base a Teoria da Escolha Pública e discute o conceito de custo de oportunidade e suas perspectivas para a governança corporativa, a transparência e a accountability do Setor Público. Foi apurado que o custo variável unitário da vacina contra a influenza foi de R$ 14,41, e que as 60 milhões de doses disponibilizadas para a população no ano de 2017 custaram pouco mais de 860 milhões de reais para os cofres do Governo Federal. Caso a vacina fosse aplicada pela iniciativa privada, ao preço médio de R$ 92,58 a dose, a disponibilização das 60 milhões de doses custaria mais de 5 bilhões de reais. Dada a limitação de dados para se apurar os demais custos envolvidos na campanha de vacinação por parte do Setor Público, situação já apontada na literatura, no estudo de Oliveira et al. (2014), no qual não foi possível apurar o custo da vacina aplicado como inicialmente proposto. A contribuição da pesquisa é trazer a discussão do custo de oportunidade para as contas públicas e mostrar o quanto a limitação referente à composição integral dos custos dos serviços públicos pode comprometer o papel do controle social.

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Publicado

2018-11-13

Como Citar

Reis, W., Santos, F. P., & Vaz de Lima, D. (2018). ANÁLISE DO CUSTO DE OPORTUNIDADE NA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4489

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público