PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DOS CUSTOS INCORRIDOS NA OFERTA DE CURSOS POR UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Bianca dos Santos Costa UDESC
  • Fabiano Maury Raupp UDESC

Palavras-chave:

Custos por curso. Custeio por absorção. Instituto Federal.

Resumo

O estudo teve como objetivo propor a sistematização dos custos incorridos na oferta de cursos por um Instituto Federal de Educação. O câmpus Palhoça Bilíngue, objeto empírico, é um câmpus de ensino diferenciado do IFSC, devido às especificidades de cursos que são oferecidos em diferentes níveis e modalidades de ensino bilíngue. Primeiramente realizou-se uma análise da estrutura organizacional do câmpus, por meio de pesquisa documental nos relatórios, organogramas, regimentos, estatutos e demais documentos, buscando identificar a relação entre as atividades que são desempenhadas na Direção e nos Departamentos de Ensino e Administração com os cursos ofertados, com o propósito de estabelecer os centros de custos principais e os centros de custos de apoio envolvidos na análise. Na sequência, e ainda sob a forma de pesquisa documental, fez-se um levantamento dos custos do câmpus Palhoça Bilíngue e da Reitoria no ano de 2017, a partir dos relatórios gerados pelos sistemas informatizados do Governo Federal. Por fim, realizou-se a separação dos custos em diretos e indiretos, a fim de promover a alocação desses custos em cada centro de custos, efetuando os rateios com base na aplicação da metodologia de custeio por absorção operacionalizada por meio de departamentalização. A mensuração do custo por aluno de cada tipo de curso ofertado no câmpus Palhoça Bilingue, identificado neste estudo, fornece informações específicas deste câmpus, necessárias para a utilização eficiente dos recursos públicos, subsidiando a avaliação de desempenho deste câmpus e a orientação para o planejamento orçamentário dos próximos anos.

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Publicado

2018-11-13

Como Citar

Costa, B. dos S., & Raupp, F. M. (2018). PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DOS CUSTOS INCORRIDOS NA OFERTA DE CURSOS POR UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4504

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público