RECEITA ARRECADADA PELOS MUNICÍPIOS PARANAENSES: UMA ANÁLISE DOS CRÉDITOS INSCRITOS NA DÍVIDA ATIVA E SUA RELAÇÃO COM FATORES ECONÔMICOS E SOCIAIS

Saulo Silva Lima Filho, Blênio Cesar Severo Peixe

Resumo


Os créditos inscritos em dívida ativa recebem registro próprio, condicionados a apuração de sua liquidez e certeza. O reflexo do tratamento contábil dado ao fenômeno do registro deu-se em conta do ativo, que remete ao potencial de benefícios econômicos futuro para entidade. A arrecadação dos valores pactuados com o contribuinte no foro administrativo definindo valores e prazos. Este procedimento da similaridade tem acolhimento na Teoria Institucional caracterizado pela abordagem do isomorfismo coercitivo. O objetivo foi verificar a relação entre indicadores econômicos e sociais com o volume do estoque de dívida ativa com a receita a ser arrecadada pelos Municípios Paranaenses no período de 2010 a 2015. Verificou-se que os indicadores possuem relação com o estoque de dívida ativa com a receita a ser arrecada pelos municípios paranaenses. A escolha dos aspectos econômicos e sociais tiveram relação com a Teoria Institucional pela conjuntura regulatória, econômica e demanda por maior accountability, criando um ambiente isomórfico coercitivo para garantir a legitimidade das ações municipais. Os fundamentos institucionais permitiram utilizar as variáveis na previsão das receitas que deixaram de ser arrecadadas nos exercícios anteriores. Portanto, as variáveis relacionadas ao desempenho financeiro, financiamento privado, desenvolvimento humano, mercado de trabalho e valor adicionado se mostraram relevantes e influentes no resultado do estudo.

Palavras-chave


Receita Arrecadada. Volume da Dívida Ativa. Análise dos Créditos Inscritos. Fatores Econômicos e Sociais. Municípios Paranaenses.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235