CUSTEIO ALVO COMO SUPORTE ÀS DECISÕES EM UMA EMPRESA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Samara Aparecida Dutra Filla, Juliane Andressa Pavão, Iasmini Magnes Turci Borges

Resumo


A pesquisa tem por objetivo aplicar o custeio-alvo como suporte às decisões na principal atividade de uma empresa de Publicidade e Propaganda. Como foco da pesquisa, elegeu-se a atividade de maior retorno da empresa, um pacote de serviços que inclui a gestão das redes sociais Facebook e Instagram, a criação e personalização de fanpages, e anúncios patrocinados. Os procedimentos metodológicos consistem de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada por meio de uma pesquisa diagnóstica, tendo a coleta de dados realizada por meio de observações, questionário e entrevistas semiestruturadas. O estudo apresentado auxilia o gestor, que por meio desta, pode ter maior facilidade para identificar os custos que influenciam o preço de venda de seus serviços, identificar as necessidades dos seus clientes podendo alterar os serviços de acordo com a sua procura, e com essas informações tomar a melhor decisão na prestação do serviço alcançando o preço de mercado sem diminuir sua margem de lucro. Pode-se concluir que o custo real do pacote em estudo está abaixo do custo meta, sem ser necessário realizar reduções no custo da empresa. As informações geradas por essa pesquisa auxilia a tomada de decisão, principalmente a respeito da formação do preço de seus serviços, podendo servir de base para fechamento de futuros contratos, e criação de novos pacotes.

Palavras-chave


Custeio alvo. Gestão estratégica de Custos. Publicidade e propaganda.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235