ORÇAMENTO DE VENDAS: ADEQUAÇÃO DE INFORMAÇÕES E FONTES AO USO POR PEQUENAS EMPRESAS

Fernanda Cargnin Manfio, Luiz Henrique Figueira Marquezan, Vinícius Costa da Silva Zonatto, LORIMAR FRANSCISCO MUNARETTO

Resumo


Motivado pelas evidências de reduzido uso do orçamento em pequenas empresas, pela carência de entendimento sobre a ferramenta e de assessoramento aos gestores, o presente trabalho propõe desenvolver uma adequação das descrições das informações e fontes de consulta para o orçamento de vendas, identificadas na literatura, que aproxime do entendimento dos gestores de pequenas empresas. Para isso, o estudo foi desenvolvido em três etapas, durante o primeiro semestre de 2018: 1) elaboração de descrições e fontes de acesso às informações, pela análise de 6 livros didáticos que expliquem a construção orçamentária; 2) revisão e proposição de alterações por 7 especialistas; 3) crítica por 6 gestores de pequenas empresas com ramos de atividade diferentes. Foi desenvolvido um modelo com 16 informações necessárias à elaboração do orçamento de vendas, com descrições e fontes adaptadas ao ambiente de pequenas empresas, nas categorias: recursos financeiros; políticas e fiscais; mercado consumidor e concorrência; produto; trabalho; preço e marketing. Procurou-se manter descrições genéricas, mesmo que o viés dos gestores tenha sido direcionado à percepção de sua empresa, com alto consenso sobre elementos básicos, como impostos e política de produtos e maiores divergências quanto à aplicabilidade e impacto na empresa em itens como marketing, renda dos clientes, variação cambial, dentre outros. Considerando as limitações de escopo e participantes, a pesquisa contribui com acadêmicos em processos de ensino de orçamento, ações de extensão e pesquisas qualitativas sobre a implementação da proposta. Aos gestores e profissionais de assessoria, como guia para o processo orçamentário.

Palavras-chave


Orçamento. Pequenas Empresas. Contabilidade de Gestão. Modelo de Orçamento

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ISSN 2358-856X

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