ORÇAMENTO DE VENDAS: ADEQUAÇÃO DE INFORMAÇÕES E FONTES AO USO POR PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Fernanda Cargnin Manfio UFSM
  • Luiz Henrique Figueira Marquezan UFSM
  • Vinícius Costa da Silva Zonatto UFSM
  • LORIMAR FRANSCISCO MUNARETTO UFSM

Palavras-chave:

Orçamento. Pequenas Empresas. Contabilidade de Gestão. Modelo de Orçamento

Resumo

Motivado pelas evidências de reduzido uso do orçamento em pequenas empresas, pela carência de entendimento sobre a ferramenta e de assessoramento aos gestores, o presente trabalho propõe desenvolver uma adequação das descrições das informações e fontes de consulta para o orçamento de vendas, identificadas na literatura, que aproxime do entendimento dos gestores de pequenas empresas. Para isso, o estudo foi desenvolvido em três etapas, durante o primeiro semestre de 2018: 1) elaboração de descrições e fontes de acesso às informações, pela análise de 6 livros didáticos que expliquem a construção orçamentária; 2) revisão e proposição de alterações por 7 especialistas; 3) crítica por 6 gestores de pequenas empresas com ramos de atividade diferentes. Foi desenvolvido um modelo com 16 informações necessárias à elaboração do orçamento de vendas, com descrições e fontes adaptadas ao ambiente de pequenas empresas, nas categorias: recursos financeiros; políticas e fiscais; mercado consumidor e concorrência; produto; trabalho; preço e marketing. Procurou-se manter descrições genéricas, mesmo que o viés dos gestores tenha sido direcionado à percepção de sua empresa, com alto consenso sobre elementos básicos, como impostos e política de produtos e maiores divergências quanto à aplicabilidade e impacto na empresa em itens como marketing, renda dos clientes, variação cambial, dentre outros. Considerando as limitações de escopo e participantes, a pesquisa contribui com acadêmicos em processos de ensino de orçamento, ações de extensão e pesquisas qualitativas sobre a implementação da proposta. Aos gestores e profissionais de assessoria, como guia para o processo orçamentário.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

Manfio, F. C., Marquezan, L. H. F., Zonatto, V. C. da S., & MUNARETTO, L. F. (2018). ORÇAMENTO DE VENDAS: ADEQUAÇÃO DE INFORMAÇÕES E FONTES AO USO POR PEQUENAS EMPRESAS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4549

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões