ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE ENSINO DE CUSTOS NOS TRABALHOS PUBLICADOS EM 24 EDIÇÕES DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS (CBC)

Autores

  • Otavino alves da silva UEMG

Palavras-chave:

Congresso Brasileiro de Custos. Artigos. Análise bibliométrica.

Resumo

Para docentes e pesquisadores, é útil identificar as ideias, os argumentos e as histórias de experiência em eventos, como congressos, e revistas especializadas. Na área contábil, há formas discursivas universalistas que propagam as entidades como organizações controláveis para obtenção de resultados financeiros. Poucas são as formas, mesmo discursivas, que se orientam para caracterizar as entidades como organizações emergentes e dinâmicas e operacionalizadas sistêmica e processualmente relacional. O objetivo deste trabalho, como pesquisa bibliométrica e descritiva dos artigos publicados em 24 edições do Congresso Brasileiro de Custos (CBC), é identificar e distinguir quais, especificamente, tratam do ensino, didática e pedagogicamente, sobre custos ou Contabilidade de Custos e sua aplicação no âmbito fabril. Dos mais de 1.600 artigos publicados, 258 foram enquadrados na área temática Ensino e pesquisa em custos. Destes, 44 tratam do tema ensino e, destes últimos, 13 foram selecionados para apreciação vinculante, agrupados em duas categorias. Pelos trabalhos destacados, pode-se concluir que houve progressos quanto aos métodos, modelos, instrumentos e práticas de ensino de custos, bem como à apropriação de seus conteúdos no ambiente fabril, mesmo considerando situações isoladas de algumas escolas e a atuação de alguns docentes. As diversas experiências levadas ao CBC oportunizam a sua apropriação de forma universal dentro do contexto da formação contábil e impedem que essa forma se torne imune às transformações dos ambientes de negócio. Assim, o CBC é um ambiente por natureza multiespacial de ensino e aprendizagem, bem como de oportunidades didático-pedagógicas na área de custos.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

da silva, O. alves. (2018). ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE ENSINO DE CUSTOS NOS TRABALHOS PUBLICADOS EM 24 EDIÇÕES DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS (CBC). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4567

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos