APLICABILIDADE DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE CUSTOS PARA NÃO CONTADORES: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES

Autores

  • Marcelo Cristiano de Mello UFRGS
  • Ângela Rozane Leal de Souza UFRGS

Palavras-chave:

Contabilidade de Custos. Ensino de custos. Mercado de trabalho.

Resumo

O ensino de Contabilidade de Custos tem despertado o interesse de discentes de áreas afins como Administração, Economia e Engenharia de Produção. Ofertas de emprego para vagas de analista de custos ou na área de controladoria ampliam as oportunidade para profissionais que não possuem formação contábil, mas detêm expressivos conhecimentos contábeis, sobretudo em custos. Assim, este estudo procurou analisar as expectativas dos discentes da disciplina Metodologia Básica de Custos, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, no ano-letivo de 2018/1, com relação à aplicação no mercado de trabalho dos conceitos aprendidos na disciplina. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e descritiva, realizado por meio de levantamento (survey) com obtenção de dados junto aos alunos que estão cursando a disciplina no primeiro semestre de 2018. Os principais resultados apontam para uma percepção positiva da disciplina. Os dados da pesquisa revelam que a maioria dos discentes que responderam o questionário, além de considerarem o seu conteúdo relevante, se sentem motivados a estudar a disciplina. Constatou-se, também, que uma parcela significativa dos respondentes deseja atuar na área de custos e, para isso, deseja aprofundar o conhecimento nesse segmento da contabilidade, com a finalidade de utilizar em uma futura atuação profissional.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

de Mello, M. C., & de Souza, Ângela R. L. (2018). APLICABILIDADE DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE CUSTOS PARA NÃO CONTADORES: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4568

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos