APLICAÇÃO DE UM CASO DE ESTUDO NO ENSINO DE CONTABILIDADE: PERCEPÇÃO DOS DISSENTES

Janine Patrícia Jost, Justine Maria Arruda de Souza Neto, Maria José Carvalho de Souza Domingues

Resumo


O presente estudo teve por objetivo relatar a aplicabilidade da metodologia ativa de caso de estudo na disciplina de Contabilidade e Orçamento Público, no curso de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil. A técnica utilizada foi o estudo de caso, com uma abordagem descritiva da aula em que foi aplicado o método de caso de estudo, tendo a intenção de descrever a aplicabilidade da mesma e a reação dos discentes e do professor. A pesquisa de campo ocorreu em outubro de 2017, e coleta de dados diz respeito a questionários aplicados aos participantes. Os resultados corroboram com a literatura, evidenciando que os discentes percebem benefícios na aplicação dos casos de ensino. Os principais aspectos relatados pelos alunos dizem respeito ao desenvolvimento de competências de análise crítica, comunicação, bem como as capacidades de relacionamento interpessoal e as tomadas de decisões frente a problemas vivenciados na prática pelas organizações.

Palavras-chave


Metodologias Ativas. Estudo de Caso. Ensino de Contabilidade. Estudo de Caso.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235