APLICAÇÃO DE UM CASO DE ESTUDO NO ENSINO DE CONTABILIDADE: PERCEPÇÃO DOS DISSENTES

Autores

  • Janine Patrícia Jost FURB
  • Justine Maria Arruda de Souza Neto FURB
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues FURB

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Estudo de Caso. Ensino de Contabilidade. Estudo de Caso.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo relatar a aplicabilidade da metodologia ativa de caso de estudo na disciplina de Contabilidade e Orçamento Público, no curso de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil. A técnica utilizada foi o estudo de caso, com uma abordagem descritiva da aula em que foi aplicado o método de caso de estudo, tendo a intenção de descrever a aplicabilidade da mesma e a reação dos discentes e do professor. A pesquisa de campo ocorreu em outubro de 2017, e coleta de dados diz respeito a questionários aplicados aos participantes. Os resultados corroboram com a literatura, evidenciando que os discentes percebem benefícios na aplicação dos casos de ensino. Os principais aspectos relatados pelos alunos dizem respeito ao desenvolvimento de competências de análise crítica, comunicação, bem como as capacidades de relacionamento interpessoal e as tomadas de decisões frente a problemas vivenciados na prática pelas organizações.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

Jost, J. P., Neto, J. M. A. de S., & Domingues, M. J. C. de S. (2018). APLICAÇÃO DE UM CASO DE ESTUDO NO ENSINO DE CONTABILIDADE: PERCEPÇÃO DOS DISSENTES. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4569

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos