COMPREENSÃO E APLICAÇÃO SEGUNDO OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE BLOOM: DIFICULDADES DOS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM CONTABILIDADE GERENCIAL E DE CUSTOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC EM 2015 E 2016

Autores

  • Jefferson Augusto Pessoa dos Santos CEUNIH
  • Oscar Lopes da Silva Saber e Saber

Palavras-chave:

Exame de Suficiência. Compreensão. Aplicação.

Resumo

As mudanças ocorridas no cenário contábil levaram os profissionais a buscarem atualizações para que possam entendê-las e acompanhá-las de forma a aplicá-las em um ambiente prático. Dessa forma, percebe-se uma preocupação dos cursos de Ciências Contábeis, no que tange ao conhecimento destes profissionais, para que possam atender às necessidades do mercado de trabalho, tendo como base certas habilidades e conhecimentos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo identificar as dificuldades dos bacharéis em Ciências Contábeis, nos itens de Contabilidade Gerencial e de Custos, no que se refere às habilidades de Compreensão e Aplicação mediante o Domínio Cognitivo de Bloom, no Exame de Suficiência nos anos de 2015 e 2016. Para a realização deste trabalho, portanto, optou-se por um estudo de caráter exploratório e descritivo quanto aos objetivos, bibliográfico e documental quanto aos procedimentos e pesquisa qualitativa e quantitativa quanto à abordagem do problema. A análise dos dados se deu por meio de ferramentas de estatística descritiva. Com base nos dados levantados, no que tange à habilidade de Compreensão, foi possível perceber que os bacharéis encontram demasiada dificuldade relacionada à aplicação conceitual dos termos que envolvem Custos e Contabilidade Gerencial. Já no que se refere à habilidade de Aplicação, foi possível evidenciar dificuldade relacionada ao rateio dos custos indiretos, exigido pelo exame. Os dados levantados, portanto, apontam dificuldades dos bacharéis em Ciências Contábeis, sobretudo no que se refere ao desconhecimento dos conceitos bem como aplicação destes quando solicitado.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

dos Santos, J. A. P., & da Silva, O. L. (2018). COMPREENSÃO E APLICAÇÃO SEGUNDO OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE BLOOM: DIFICULDADES DOS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM CONTABILIDADE GERENCIAL E DE CUSTOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC EM 2015 E 2016. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4572

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos