CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS POR COMPORTAMENTO SOB A ÓTICA DO CUSTEIO VARIÁVEL: UM ESTUDO DE CASO APLICADO A UMA EMPRESA DE SERVIÇO HOSPITALAR NO ESPÍRITO SANTO.

Autores

  • Paulo Victor Gomes Novaes UFES
  • Marcos Vinicio Gomes Tres Multivix Vitoria
  • Luiz Claudio Louzada UFES
  • Wesley da Silva Lourenço

Palavras-chave:

Custos por comportamento. Ponto de Equilíbrio. Serviço Hospitalar.

Resumo

Este artigo teve por finalidade analisar o processo de gestão de custos por comportamento, sob a ótica do custeio variável, testando os diferentes critérios de classificação propostos pela literatura, para comparar os indicadores operacionais gerados a partir da demonstração de resultado. Trata-se de um estudo de caso aplicado a uma entidade de serviço hospitalar, com base nos dados financeiros de janeiro de 2016 a setembro de 2017, totalizando 21 meses. Além das informações contábeis, com ênfase na demonstração de resultado, analisou também o volume de atividade, bem como os custos fixos e variáveis de cada trimestre, segundo a classificação dos gestores. Nestes dados, foram aplicados os principais métodos, sendo eles, de estimativa do comportamento dos custos, diagrama de dispersão, análise de correlação de Pearson, pontos alto e baixo e analise de regressão. Estes métodos auxiliam na tomada de decisão gerencial, o que demonstra o papel operacional deste tipo de análise para o gerenciamento e desenvolvimento organizacional na busca por melhores resultados. Os resultados sinalizaram divergências relevantes nas classificações dos custos, em função da técnica empregada, permitindo discutir os critérios adotados pelos gestores. Ressalta-se que quanto mais ferramentas puderem ser utilizadas nas organizações, mais robusta tendem a ser as análises, contribuindo para a otimização dos resultados de forma mais precisa e eficiente.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

Novaes, P. V. G., Tres, M. V. G., Louzada, L. C., & Lourenço, W. da S. (2018). CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS POR COMPORTAMENTO SOB A ÓTICA DO CUSTEIO VARIÁVEL: UM ESTUDO DE CASO APLICADO A UMA EMPRESA DE SERVIÇO HOSPITALAR NO ESPÍRITO SANTO. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4577

Edição

Seção

Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos