Agro-chain do Chuchu: sua Configuração, Formação de Rede e Coordenação com Base no Sistema de Custeio Baseado em Atividade e Tempo (TDABC)

Autores

  • Francisco Isidro Pereira UFC
  • Matheus Edvaldo Alves de Oliveira UFC

Palavras-chave:

Cadeia agroalimentar do chuchu, Sistema TDABC, Agronegócio

Resumo

O estudo em tela buscou entender qual o efeito do sistema de custeio baseado em atividade e tempo (TDABC) em uma empresa que exerce a função de núcleo gestor em uma cadeia agroalimentar do chuchu e a formação de uma rede. Pela especificidade e singularidade do objeto de pesquisa trata-se de um estudo de caso único. Como estratégia metodológica foram adotados como instrumentos de coleta a entrevista semiestruturada, a observação participante e a análise documental em todos os segmentos da cadeia. Após configurar a estrutura do sistema TDABC foi implementado um processo de simulação. Os procedimentos analíticos foram baseados nos contrastes teóricos, esquemas e estatística descritiva. Para validar recorreu-se a triangulação dos dados retornando as fontes. A janela temporal contemplou 19 meses entre dezembro de 2017 até abril de 2019. Os achados de campos trilham um conjunto de variáveis que dão contornos ao processo de coordenação enaltecendo a lógica do sistema TDABC como impulsionadora de argumentos de discursos por meio de raciocínios quantitativos e qualitativos agregando valor e materialização à atividade da empresa âncora no contexto da cadeia agroalimentar investigada favorecendo a constituição de uma rede.

Downloads

Como Citar

Pereira, F. I., & de Oliveira, M. E. A. Agro-chain do Chuchu: sua Configuração, Formação de Rede e Coordenação com Base no Sistema de Custeio Baseado em Atividade e Tempo (TDABC). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4594

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos