Aplicação do Open-Book Accounting (OBA) na perspectiva dos fornecedores de autopeças do Brasil

Vinicius Almeida Cordeiro, Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr, Ana Clara Gama Oliveira, Anderson Martins Cardoso, Marcelo Tavares

Resumo


As empresas têm estabelecido novas formas de relacionamento em resposta ao ambiente competitivo e globalizado a que estão inseridas. Essa realidade exige que as empresas apliquem uma gestão de custos que vai além dos limites de uma única empresa. É nesse contexto que se inserem o Open-Book Accounting (OBA) e a Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI), que possuem o propósito de gerar e/ou manter vantagem competitiva. O objetivo deste estudo foi identificar como é aplicado o OBA na perspectiva dos fornecedores de autopeças no Brasil. Utilizou-se a estratégia quantitativa, sendo uma pesquisa descritiva. Foram aplicados questionários aos fornecedores de autopeças de montadoras brasileiras. Os resultados evidenciaram que o OBA é aplicado de maneira unilateral, dos fornecedores para as montadoras, com baixo nível de detalhe e com baixa frequência. Os fornecedores indicaram, em sua maioria, compartilhar suas informações por ser uma exigência das montadoras. Os achados evidenciaram também que não há incentivo para o compartilhamento de informações, o que não está alinhado com a literatura na área. Conclui-se que o OBA mostra-se um processo fraco no setor automotivo, o que pode estar relacionado à forma de sua aplicação, unilateralmente, gerando falta de confiança pelo risco de oportunismo e afetando, por exemplo, o nível de detalhe e a frequência do compartilhamento das informações. Com isso, essas empresas perdem a oportunidade de aplicar uma adequada gestão de custos interorganizacionais, que lhes ajudaria a gerar e/ou manter vantagem competitiva.

Palavras-chave


Gestão de Custos Interorganizacionais. Open-Book Accounting. Setor Automotivo. Autopeças.

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ISSN 2358-856X

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