Custos com Publicidade & Propaganda vs. Captação de recursos de clientes análise em instituições bancárias listadas na B3

Autores

  • Giovanna Figueiredo Ribeiro UFC
  • Geison Calyo Varela de Melo UFC
  • Lailson da Silva Rebouças UERN
  • Maria Naiula Monteiro Pessoa UFC
  • Sandra Maria dos Santos UFC

Palavras-chave:

Publicidade e Propaganda. Setor Bancário Brasileiro. Captação de Recursos de Clientes.

Resumo

A crescente produção e concorrência entre as diversas empresas do mesmo setor forçou o aparecimento de publicidades mais agressivas, como a publicidade de promoção, realizada através de canais de comunicação. O setor financeiro brasileiro, composto por órgãos normativos, entidades supervisoras e operadores, como as demais entidades, precisou adequar-se a essa realidade. Os bancos, consequentemente, no intuito de obterem vantagem competitiva, fazem uso de agências de publicidade e propaganda como estratégia para ampliação de mercados, aumento de sua base de clientes e pulverização de crédito. Destarte, o presente estudo tem como objetivo geral investigar a relação entre a captação de recursos de clientes obtida pelas instituições bancárias e os gastos auferidos com publicidade e propaganda. A pesquisa possui caráter descritivo, natureza quantitativa e documental. A amostra da pesquisa é composta por 25 instituições bancárias pertencentes ao subsetor de Intermediários Financeiros, listadas na B3 S.A. Foram analisadas as Demonstrações Financeiras Padronizadas dos exercícios sociais de 2011 a 2017 das instituições pertencentes à amostra. Foi realizada uma análise de conteúdo, extração de informações quantificadas referentes aos gastos com publicidade e propaganda e captação de recursos de clientes através de depósitos bancários, e, por fim, foi analisada a correlação entre as variáveis. Com os resultados, verificou-se que há uma forte correlação positiva entre a captação de recursos de clientes e os gastos com publicidade e propaganda. Os resultados fornecem importantes implicações ao mercado, na medida em que demonstra que a publicidade e propaganda são ferramentas estratégicas eficientes na atração e fidelização de clientes.

Downloads

Como Citar

Ribeiro, G. F., de Melo, G. C. V., Rebouças, L. da S., Pessoa, M. N. M., & dos Santos, S. M. Custos com Publicidade & Propaganda vs. Captação de recursos de clientes análise em instituições bancárias listadas na B3. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4599

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos