Fatores Contingenciais e sua Relação com a Análise do Custo de Concorrentes

LAERCIO ROGERIO FRIEDRICH, Carlos Alberto Diehl

Resumo


Este artigo aborda a relação entre fatores contingenciais e a utilização de artefatos para a análise do custo de concorrentes, mediante um estudo de casos múltiplos. A análise do custo de concorrentes no contexto da gestão estratégica de custos surgiu em decorrência do reconhecimento de que a tradicional contabilidade de custos, apesar de relevante, não é suficiente para a tomada de decisões e alinhando seu propósito às premissas da teoria da contingência. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, com a coleta de dados primários mediante entrevistas semiestruturadas durante o segundo semestre de 2018, com gestores de áreas estratégicas. Foram partícipes deste estudo três empresas: ramo moveleiro, de alimentos e tecnologia e entretenimento. Os dados secundários foram observados e coletados por meio dos portais das empresas, das associações, sindicatos, bem como sites e demais meios virtuais pertinentes. Os achados indicam: nas três empresas há incidência predominante nas práticas cotidianas dos gestores entrevistados de três dos sete artefatos estudados: precificação estratégica; engenharia reversa e benchmarking. Quanto à relação dos fatores contingenciais ao uso dos artefatos, os achados indicam que o artefato tende a moldar-se frente à influência que os fatores exercem, contribuindo com os gestores para tomada de decisão. O estudo revela que o fator ambiente em alguma medida antecede os demais fatores, ou seja, a empresa busca sua adequação ao ambiente em que está inserida, para após otimizar os demais, o que depende em grande parte do ramo de atuação, das características organizacionais e do mercado de atuação.

Palavras-chave


Artefatos para análise do custo de concorrente. Custo de concorrentes. Fatores contingenciais. Gestão estratégica de custos

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ISSN 2358-856X

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