Gestão do Custo da Qualidade: análise em uma empresa produtora de melão no município de Mossoró-RN

Adson Rodrigo Medeiros Silva, Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Annandy Raquel Pereira da Silva, Caritsa Scartaty Moreira

Resumo


A melhoria na qualidade dos produtos e serviços ofertados é visto como diferencial competitivo no mercado. Nesse contexto, surge o Custo da Qualidade como ferramenta essencial por parte dos gestores, objetivando identificar e minimizar falhas e defeitos nos produtos ofertados. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho consiste em identificar os custos da qualidade existentes em uma empresa produtora de melão no município de Mossoró-RN. A metodologia utilizada para atingir os objetivos foi baseada em uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo, e cuja estratégia utilizada foi o estudo de caso. Quanto à coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada com o controller da empresa. Os principais resultados evidenciaram que a organização apresenta custos de falhas externas (devoluções, descontos concedidos, retiradas do produto do mercado e má vontade), custos de falhas internas (retrabalho e tempo gasto com reparos), custos de prevenção (engenharia de qualidade, treinamento de qualidade, auditoria de qualidade, pesquisa de mercado e certificação de fornecedores) e custos de avaliação (inspeção de matérias primas, inspeção de embalagem, aceitação do produto, teste de campo e verificação contínua dos fornecedores).

Palavras-chave


Custo da Qualidade. Atividade Meloeira. Ferramenta Gerencial.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235