Análise de custos e formação de preço de venda: estudo aplicado em uma indústria de ração

Autores

  • Mateus Pedro de Carvalho UNICERP
  • Kamilla MARTINS MOTA UFU

Palavras-chave:

Contabilidade de custos, métodos de custeio, formação de preço.

Resumo

Para que a empresa possa obter sucesso no atual cenário econômico é vital que conheça seus custos no processo de produção. Partindo deste conhecimento a empresa se torna capaz de desenvolver um planejamento eficaz, visando maior controle nas etapas de produção, resultando numa melhor utilização dos recursos, diminuindo as despesas e os desperdícios e mantendo seu preço sempre muito competitivo. O estudo teve como objetivo geral analisar os custos de produção utilizando o custeio por absorção e a formação de preço da produção de ração bovina de uma indústria situada no Alto Paranaíba. Para a realização da pesquisa foi utilizado estudos bibliográficos, documentais, entrevista e um estudo de caso em uma indústria de ração bovina situada na cidade de Patrocínio/MG. Portanto a pesquisa foi em ordem prática, de natureza aplicada voltada a solucionar problemas específicos. Através dos dados obtidos pela empresa foi calculado o preço de venda dos produtos estudado através do instrumento markup considerando uma margem de 10% de lucro para a empresa. Comparando o preço de venda obtido pelo markup com o preço de venda praticado pela empresa verificou-se uma diferença média de 2% negativo com o preço de venda que a empresa fornece seus produtos. Conclui-se que os resultados obtidos apresentaram uma pequena variação demonstrando que a formação de preço da empresa esta dentro dos padrões levando a geração de lucro, porém essa diferença em longo prazo pode impactar na empresa requer atenção.

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Como Citar

de Carvalho, M. P., & MOTA, K. M. Análise de custos e formação de preço de venda: estudo aplicado em uma indústria de ração. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4621

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor