Execução do orçamento universitário: um estudo da relação do orçamento da Universidade Estadual do Norte do Paraná e o desempenho municipal.

Autores

  • Luciano Matias Diniz UENP
  • Marcelo Rodrigues Santana UENP
  • Fátima Aparecida da Cruz Padoan Uenp

Palavras-chave:

IPDM, Execução Orçamentária, Desempenho municipal

Resumo

Em um ambiente de desempenho esperado, onde vários fatores influenciam e são influenciados, as universidades aparecem como ator principal, intermediando e agregando conhecimento ao seu participante direto, que por sua vez irá propor a aplicação deste conhecimento em uma escala ainda maior. Neste contexto, onde a universidade é importante mediadora do conhecimento, o presente estudo tem por objetivo analisar a existência da correlação estatística entre a execução orçamentária dos três campi da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM). Desta forma, foi realizado um levantamento acerca da realização orçamentária da UENP, entre os anos de 2009 a 2014, relacionando-os com os índices IPDM, de modo a evidenciar características que permitissem alcançar os objetivos aqui propostos. De modo geral, a pesquisa mostra que os gastos públicos na execução orçamentária da UENP mantem uma correlação estatística positiva com o desempenho municipal, guardando característica com a área específica a quantidade dos cursos ofertados.

Downloads

Como Citar

Diniz, L. M., Santana, M. R., & Padoan, F. A. da C. Execução do orçamento universitário: um estudo da relação do orçamento da Universidade Estadual do Norte do Paraná e o desempenho municipal. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4638

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público