Modelagem do sistema de custos nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES: um estudo de caso na UFRN

José Isak de Oliveira Fontes, Andre Morais Gurgel

Resumo


Buscando atender a legislações e melhorar sua qualidade gerencial, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN trabalhou numa proposta de mensuração de custos capaz de gerar informações que evidenciem a qualidade do seu gasto conforme suas finalidades institucionais. Este esforço resultou na concepção da modelagem do sistema de custos. O presente trabalho objetivou avaliar a modelagem do Sistema de Custos proposto pela UFRN, identificando as barreiras e indicando melhorias para sua aplicabilidade na universidade. Neste intuito, realizou-se levantamento bibliográfico, análise documental e, quanto aos procedimentos adotados, o estudo de caso com abordagem qualitativa. Em seguida, efetuou-se a simulação do modelo de custos no Centro Acadêmico de Biociências, sob análise crítica das barreiras relacionadas ao processo de apuração de custos. Os resultados permitiram inferir que há aplicabilidade desse modelo na UFRN, desde que haja adequações tanto nos sistemas estruturantes (SIPAC, SIGRH e SIGAA), quanto no próprio modelo de custos. Observou-se ainda a necessidade de inserir novos procedimentos nas solicitações de gastos geradas nas requisições, parametrizar os sistemas de modo a melhorar o controle orçamentário, financeiro e patrimonial, a ponto do SIC captar as informações necessárias para a apuração dos custos. Por fim, é preciso adotar uma política estratégica institucional de custo relacionado ao processo de implantação desta ferramenta na UFRN.

Palavras-chave


Instituições de Ensino Superior; Sistema de Informações de Custos; Modelagem de apuração de custos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235