Análise descritiva da utilidade da informação de custos nas empresas brasileiras de hotelaria: uma visão sob a perspectiva do tomador de decisão

Carlos Simão Struckas Filho, Márcio Luiz Borinelli, Welington Rocha

Resumo


Neste trabalho investiga-se a utilidade das informações de custos no processo de tomada de decisão dos gestores de empresas brasileiras de hotelaria. Aplicou-se a Teoria da Informação para o entendimento e conceituação do que é Informação e delimitação prática para caracterização da Informação de Custos, permitindo a sistematização e descrição das informações provenientes dos artefatos investigados nesta pesquisa. Assim, utilizou-se de um levantamento com aplicação de questionário voltado à mensuração da intensidade de uso, indicador da utilidade empregado pela pesquisa, das informações de custos pelos gestores hoteleiros, mensurado por meio de uma escala likert de 7 pontos. Foram enviados às 10.800 empresas listadas no Cadastro Nacional de Empresas Turísticas do Ministério do Turismo (3ºsem./2018), obtendo-se um retorno de 58 questionários válidos. Os resultados indicam os seguintes valores médios de utilização das Informações de Custos provenientes de artefatos de: (a) Mensuração de Custos, 5,4 e 5,4; (b) Gestão Operacional de Custos, 5,4 e 5,4; e, (c) Gestão Estratégica de Custos, 4,6 e 4,7; nos processos de tomada de decisão operacional e estratégica, respectivamente, dos gestores das empresas brasileiras de hotelaria, bem como o efeito positivo do porte sobre a utilidade da informação. Ainda, identifica-se que os artefatos tidos como mais úteis pelos gestores das empresas brasileiras de hotelaria são: (a) Mensuração de Custos – custeio pleno e custeio por absorção; (b) Gestão Operacional de Custos – análise custo-volume-lucro, análise vertical, análise horizontal e custeio baseado em atividades; (c) Gestão Estratégica de Custos – gestão do custo alvo e gestão baseada em atividades.

Palavras-chave


Informação de custos. Contabilidade de custos. Tomada de decisão. Hotelaria.

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ISSN 2358-856X

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