Análise dos custos das atividades de uma escola de teatro

Christian Henrique da Silva, Dusan Schreiber

Resumo


Este artigo trata de um estudo de caso de uma escola de teatro localizada na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Tendo em vista sua necessidade manifesta em obter dados para gerenciamento de seus processos de trabalho, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar quais são os custos das atividades desenvolvidas pela escola de teatro Alfa. Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória e descritiva, que utilizou de levantamento documental e entrevistas semiestruturadas para a etapa de coleta de dados. A pesquisa pode ser considerada de natureza aplicada. Os resultados identificaram 36 atividades mais relevantes executadas usualmente, as quais utilizam 12 diferentes recursos, no processo de prestação de serviço da escola. Valendo-se dos benefícios decorrentes do método de custeio ABC, os recursos foram alocados às atividades da empresa, a fim de mensurar seus custos. Dessa forma foi possível colaborar para a gestão da empresa, avaliando as atividades e os custos decorrentes delas, facultando a identificação das mais relevantes e possibilitando um melhor gerenciamento nos processos internos para a prestação do serviço final. Constatou-se, ainda, a ocorrência da execução de uma mesma atividade por colaboradores com capacidades e remunerações distintas, encarecendo atividades de fácil execução. Além disso, foi identificada a sobrecarga de trabalho para alguns cargos, situação que poderia ser resolvida por uma melhor distribuição das atividades da empresa.

Palavras-chave


Atividades. Custos. Custeio baseado em atividades. Escola de teatro.

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ISSN 2358-856X

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