Custos para definir o preço das diárias da prestação de serviço da hotelaria: estudo empírico de caso aplicado

Monica Cristina de Souza, Blênio Cezar Severo Peixe

Resumo


O mercado do setor hoteleiro está cada vez mais competitivo e existe o desafio para sobrevivência das empresas em otimizar os custos e as receitas geradas pelas atividades. O artigo tem por objetivo demonstrar a formação do preço de venda das diárias no setor da prestação de serviços de hotelaria, por meio da análise dos custos para uma efetiva formação de preço de venda. Diante das dificuldades enfrentadas pelas empresas em relação aos custos ocorridos nas atividades, a pesquisa se justifica para analisar as estratégias do setor hoteleiro no processo de mensuração dos gastos da prestação de serviços e assim auxiliar a gestão que objetiva a otimização dos resultados, como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões. Quanto à metodologia da pesquisa foi utilizado o método descritivo, para atingir os objetivos do estudo com coleta de dados, quanto aos procedimentos foram utilizados os métodos bibliográficos e estudo de caso empírico, e quanto à abordagem do problema foi utilizado o método qualitativo. Para a realização da pesquisa foram utilizados dados e informações de uma empresa hoteleira situada em Curitiba referente o ano de 2018. Os resultados do estudo demonstraram o mapeamento dos custos dos serviços prestados na hotelaria, por meio da formação dos preços de venda na prestação de serviço, demonstrando que o valor da diária média calculada pela empresa não contempla efetivamente os gastos realizados. Além disso, apresentou-se uma proposta consubstanciada para definir o preço de venda das diárias na prestação de serviços da hotelaria com base nos gastos incorridos.

Palavras-chave


Custos. Setor Hoteleiro. Preço de Venda de diárias. Prestação de Serviço na Hotelaria

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ISSN 2358-856X

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