Estabelecimento de Preços: Estágio Atual e Oportunidades de Pesquisas
Palavras-chave:
Custos. Estabelecimento de preço. Mercado. Novos produtos. Valor para o clienteResumo
As abordagens de estabelecimento de preços mundialmente mais utilizadas pelas empresas são com base em custos, valor para os clientes e com base no mercado. Verificou-se, no entanto certa confusão, pois se identificou que para estabelecer o preço, em todas as abordagens, ter informação do custo é essencial. O objetivo desta pesquisa foi identificar a situação atual das publicações sobre estabelecimento de preços no âmbito nacional e internacional identificando oportunidade para novas pesquisas. A pesquisa adotou o método bibliométrico e foi realizada por meio da análise de dados no Web of Science, Emerald, Elsevier e Spell, totalizando 195 periódicos e em 31 journals, principalmente, nas áreas de Administração (Marketing), Contabilidade, Economia e Engenharia de Produção totalizando 286 artigos. Como resultado, observou-se a existência de restrição por parte dos gerentes de preços tomadores de decisão que enfrentam dificuldades para estabelecer preços, seja por falta de vontade ou motivação. A pesquisa revelou que a abordagem do custo é prevalente entre as abordagens do valor percebido pelo cliente e do valor da concorrência para estabelecer o preço de venda. Por último, a pesquisa revelou que o estabelecimento de preço é ainda um elemento pouco discutido. Assim, esta pesquisa prescreve oportunidade para novas investigações.Downloads
Como Citar
Mattos, A. L., Oyadomari, J. C. T., & Zatta, F. N. Estabelecimento de Preços: Estágio Atual e Oportunidades de Pesquisas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4676
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões