Formação do preço de venda por meio do custeio variável: um estudo de caso de um restaurante no ifood delivery

Bárbara Fernandes Soares, Camila Laiber Da Trindade, Maria da Penha Broedel Lopes Vallim, Carlos Roberto Vallim

Resumo


O objetivo principal da pesquisa foi aplicar o método mark-up de formação de preço de venda em um restaurante que comercializa a totalidade de seus produtos pelo aplicativo ifood delivery, e especificamente classificar e apurar os custos, precificar os produtos e identificar as contribuições da gestão de custos e formação do preço de venda no processo decisório. Metodologicamente, com relação aos fins uma pesquisa exploratória e descritiva, quanto aos meios um estudo de caso com pesquisa de campo e análise documental por meio dos relatórios internos de planejamento e controle da empresa, sendo de abordagem qualitativa-quantitativa. Os Resultados mostram que é possível criar uma gestão de custos e preços pelo mark-up em empresas de delivery e um instrumento gerencial relevante para a geração de informações de qualidade ao tomador de decisões, permitindo identificar e mensurar todos os custos dos produtos comercializados e ajustá-los às variações do mercado para a geração de melhores resultados. A pesquisa contribuiu para que os proprietários pudessem conhecer, praticar, analisar e utilizar as informações de gestão de custos em conjunto com a formação de preço. Nesse sentido, se considera, que o problema de pesquisa foi adequadamente respondido e o objetivo alcançado por meio dos resultados descritos em quadros e tabelas no texto.

Palavras-chave


Custeio variável. Preço de venda. Mark-up.

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ISSN 2358-856X

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