Mark-up versus mercado: um estudo de caso em comércio de tecidos no interior de São Paulo

Autores

  • Dazzle Annie Siqueira UNASP
  • Larissa Vitória Dantas Cordeiro Unasp
  • AIRTON ADELAR BAUERMANN UNASP
  • Waggnoor Macieira Kettle UNASP EC
  • Luis Fernando da Rocha UNASP

Palavras-chave:

Formação do Preço de Venda, Mark-up, Comércio de Tecidos, Concorrência.

Resumo

A formação do preço de venda é uma das principais decisões em qualquer empreendimento, tendo em vista que é a partir deste que o faturamento, e posteriormente o resultado, se baseiam. Assim, o presente trabalho procura analisar como é constituída a formação de preço de venda de uma linha de tecidos e apresentar a padronização do índice Mark-up multiplicador da empresa. Consequentemente visa-se atingir a margem pretendida pelo proprietário e melhores resultados financeiros neste comércio varejista no interior de São Paulo com a aplicação do índice padrão. Este estudo descreve alguns métodos de formação de preço de vendas e ferramentas para facilitar o processo, em especial o Mark-up. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com uma abordagem qualitativa, utilizando o procedimento metodológico de estudo de caso. Empregou-se a técnica da entrevista com o administrador para a coleta de dados, além das informações disponibilizadas como custos, despesas e faturamento mensal. A análise dos dados foi realizada com base na pesquisa documental, demonstrando-se os cálculos para a obtenção do preço de venda por meio do índice Mark-up multiplicador, apresentação da Demonstração do Resultado do Exercício e gráficos comparativos. Foi percebido que a empresa, apesar de definir sua margem de lucro, não se baseia em ferramentas de formação do preço de venda, mas tem como parâmetro o preço que a concorrência pratica ou o que o consumidor está disposto a pagar. Foi feita uma comparação entre o preço de venda utilizado e o novo preço de venda com o Mark-up, dispondo como decisão que a utilização da padronização do Mark-up multiplicador é inviável neste ambiente e nas atuais circunstâncias apuradas, já que a entidade terá que se adaptar às mudanças, podendo ocorrer uma baixa demanda de vendas e os seus concorrentes alcançarem vantagens no mercado.

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Como Citar

Siqueira, D. A., Cordeiro, L. V. D., BAUERMANN, A. A., Kettle, W. M., & da Rocha, L. F. Mark-up versus mercado: um estudo de caso em comércio de tecidos no interior de São Paulo. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4686

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões