Mix e Preço na Tomada de Decisão: Um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte de tintas imobiliárias

Tatiane Andrade Correia, Carlos Roberto Vallim

Resumo


A presente pesquisa objetiva aplicar o mix de produtos por meio do custeio variável e alinhado a formação de preço de venda em uma empresa de pequeno porte de comércio varejista de tintas imobiliárias. Afim de identificar quais são as contribuições do método de custeio variável de produtos na geração de informações de gestão de custos para auxiliar o processo decisório. Para obter respostas ao questionamento, metodologicamente se realizou um estudo de caso com pesquisa de campo, análise documental por meio dos relatórios internos e de controle da empresa e abordagem qualitativa-quantitativa. Os achados da pesquisa evidenciam que o mix de produtos com base no custeio variável produz informações relevantes e contribui para que os gestores e administradores pratiquem uma gestão com utilização de estratégias que melhoram o processo de tomada de decisões ao calcular, controlar e gerenciar custos e preços alinhados com o mercado.

Palavras-chave


Custeio variável. Mix de produtos. Preço de venda. Mark-up.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235