Mix e Preço na Tomada de Decisão: Um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte de tintas imobiliárias

Autores

  • Tatiane Andrade Correia UFES
  • Carlos Roberto Vallim UFES

Palavras-chave:

Custeio variável. Mix de produtos. Preço de venda. Mark-up.

Resumo

A presente pesquisa objetiva aplicar o mix de produtos por meio do custeio variável e alinhado a formação de preço de venda em uma empresa de pequeno porte de comércio varejista de tintas imobiliárias. Afim de identificar quais são as contribuições do método de custeio variável de produtos na geração de informações de gestão de custos para auxiliar o processo decisório. Para obter respostas ao questionamento, metodologicamente se realizou um estudo de caso com pesquisa de campo, análise documental por meio dos relatórios internos e de controle da empresa e abordagem qualitativa-quantitativa. Os achados da pesquisa evidenciam que o mix de produtos com base no custeio variável produz informações relevantes e contribui para que os gestores e administradores pratiquem uma gestão com utilização de estratégias que melhoram o processo de tomada de decisões ao calcular, controlar e gerenciar custos e preços alinhados com o mercado.

Downloads

Como Citar

Correia, T. A., & Vallim, C. R. Mix e Preço na Tomada de Decisão: Um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte de tintas imobiliárias. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4688

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões