PRECIFICAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS EM UM COMPLEXO TURÍSTICO INSTITUCIONAL

Marcos Keller Estevam, Fábio Peres Barbosa, Patricia Aparecida Pinzan, Valdir Serafim Jr, Fabíola Graciele Besen

Resumo


O presente trabalho aborda o tema métodos de custeio aplicado a serviços turísticos. A exploração de serviços de turismo envolve uma diversidade de custos, tanto de forma direta, quanto indireta. Diante da situação apontada, o artigo busca responder a seguinte questão de pesquisa: os preços praticados atualmente, para os diferentes passeios disponíveis, são suficientes, do ponto de vista econômico? Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso, adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada mediante fontes documentais, entrevistas e observações. Foi identificado que no cenário analisado, considerando os preços de venda integral dos ingressos, um único passeio não apresentou coerência com o custo unitário, mostrando-se economicamente inviável. Já no cenário considerando os preços médios de venda, dois passeios demonstraram-se economicamente inviáveis. Os demais passeios apresentam coerência entre o custo e o preço de venda dos ingressos, seja ele o preço total (praticado no dia a dia) ou o preço médio (obtido através da receita total do passeio divido pelo número de visitantes).

Palavras-chave


Sistemas e Métodos de Custeio. Serviços. Centro de Custo.

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ISSN 2358-856X

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