Análise da produção científica dos docentes de programas de pós-graduação em Contabilidade do Brasil com temas relacionados a área de custos

Autores

  • Fernanda Michele Bassani UFRGS
  • Ângela Rozane Leal de Souza UFRGS
  • Larissa Marx Welter UFRGS
  • Ariel Behr UFRGS
  • Everton das Silveira Farias UFRGS

Palavras-chave:

Periódicos Científicos, Custos, Docentes Permanentes, Redes Sociais.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar de que forma os docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Contabilidade contribuem para a produção científica, com temas relacionados a área de custos. Através de uma pesquisa descritiva, com coleta documental, utilizou como amostra os artigos publicados pelos docentes em periódicos e relacionados a área de custos, no quadriênio de 2013-2016. Por meio de ferramentas de estatística descritiva e da análise das redes sociais, realizada com apoio do software UCINET, foi possível identificar que: (a) todos os 21 programas pertencentes na análise apresentaram contribuições nas publicações sobre o tema, podendo destacar as instituições UFSC, UFPR, UNISINOS, UNB/UFPB/UFRN e FURB; (b) 115 docentes apresentaram estudos relacionados a custos, sendo que o docente Altair Borgert, apresentou a maior produção, seguido por Marcos Antônio de Souza, Jorge Eduardo Scarpin e Aneide Oliveira Araujo; (c) foram identificados 135 periódicos que publicaram os estudos, sendo que Custos e @gronegócio Online e ABCustos apresentaram maior frequência, sendo responsáveis por 15% de toda publicação considerada; (d) com base nas redes de coautoria, tanto analisando os programas, como os docentes, é possível identificar um grau baixo de interações. A pesquisa se justifica por evidenciar a evolução das publicações relacionadas com a temática de custos, partindo da ideia que este fator contempla o processo de maturação da pesquisa, além de permitir comparações em estudos futuros, motivados pelas alterações dos critérios Qualis, para o quadrimestre 2017/2020.

Downloads

Como Citar

Bassani, F. M., de Souza, Ângela R. L., Welter, L. M., Behr, A., & Farias, E. das S. Análise da produção científica dos docentes de programas de pós-graduação em Contabilidade do Brasil com temas relacionados a área de custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4699

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos