Matéria-Prima e Produto Acabado: Uma análise de correlação entre a variação do preço do leite em relação a dois de seus principais derivados.

Autores

  • Pericles Ferreira da Cunha Junior UFU
  • Gilberto J. Miranda UFU
  • Reiner Alves Botinha UFU

Palavras-chave:

Preço do queijo muçarela

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de verificar se existe relação entre o preço do leite (matéria-prima) e o preço de seus derivados queijo muçarela e queijo prato. Para atender esse propósito, utilizou-se a análise de correlação, por meio das ferramentas estatísticas. Quanto ao tipo de pesquisa deste trabalho, a mesma é delineada pela tipologia descritiva, quanto à abordagem do problema, o trabalho se classifica como um estudo quantitativo e no que tange aos procedimentos técnicos a pesquisa é caracterizada como documental. Foram selecionados os derivados de leite, queijo prato e mussarela, pois os mesmos utilizam uma quantidade significativa de leite na sua produção. Para tanto, foram analisados os dados obtidos por meio do sitio eletrônico do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA, e selecionou-se dois estados - Minas Gerais e Rio Grande do Sul- por serem estes os maiores produtores de leite do país e terem as informações completas para realizar a análise no período de julho de 2004 a maio de 2011. Os resultados obtidos indicam uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre as variáveis: preço dos produtos derivados e preço da matéria-prima leite. Independentemente do estado analisado, essa correlação sugere que, quando o preço do leite sofre alguma alteração, o preço dos queijos muçarela e prato também passam por modificações no mesmo sentido. Palavras-chave: Custos de produção. Pecuária Leiteira. Derivados do Leite. Preço do queijo prato. Preço do queijo muçarela.

Downloads

Como Citar

Junior, P. F. da C., J. Miranda, G., & Botinha, R. A. Matéria-Prima e Produto Acabado: Uma análise de correlação entre a variação do preço do leite em relação a dois de seus principais derivados. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/47

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões